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A maioria das pessoas adultas consome 222 calorias a mais durante o final de semana, incluindo a sexta-feira. Se você também não consegue resistir à tentações, nós vamos ajudá-la. Aqui está um guia com dicas infalíveis para manter-se na linha sem deixar a diversão e o descanso de lado.

Normalmente, no final da tarde de uma sexta-feira, estamos cansados e sentimos que ganhamos o direito de, por uma noite, sair da dieta. Infelizmente, a verdade é que os petiscos do happy hour podem transformar-se nos exageros do sábado e domingo.

“É parecido com que uma represa estourando”, diz Robert Maurer, PhD, psicólogo clínico e autor do livro One Small Step Can Change Your Life (Um pequeno passo pode mudar sua vida, ainda sem tradução para o português).

Não importa que seus hábitos sejam muito determinados durante os dias da semana. Quando chega a noite de sexta, todas as suas promessas tendem a ir para o buraco. De fato, a maioria dos adultos consome 222 calorias a mais durante o final de semana, incluindo a sexta-feira. Por isso, aqui está o nosso guia para manter-se na linha durante todo o final de semana sem deixar de se divertir.

Segunda a Sexta-feira: evite o stress

Sim, você teve uma semana difícil e merece um pouco de diversão, mas lembre-se: “alimentação saudável é um estilo de vida, não existe um botão de liga e desliga”, diz Dave Grotto, palestrante da Associação Americana de Dieta. A solução de Dave é cuidar de si mesma durante a semana para que, quando chegue a sexta-feira, você não esteja se sentindo tão privada e acabe caindo nas garras de um pote de sorvete de meio litro (que, aliás, tem 500 calorias).

Se você exagerar no happy hour, não espere até segunda-feira para voltar a comer direito. Em sua próxima refeição, volte aos seus hábitos alimentares normais. O motivo desse tipo de pensamento funcionar, é que ele impede que se forme um padrão negativo de alimentação, acrescenta Stephen Gullo, PhD, autor do livro The Thin Commandments Diet (Os mandamentos de uma dieta magra, ainda sem tradução para o português). Ele explica que se o fast food de uma única sexta-feira se transformar em outros exageros em mais duas sextas, a chance de formação de um hábito é maior, e o ganho de peso se torna mais provável.

Dica infalível: limite-se a apenas um drink e alterne com goles de água. Seu drink durará mais tempo e você não se sentirá tentada a pedir outro. No caso das comidas, divida as porções. Coloque alguns pedaços de tamanho moderado em um pequeno prato e coma como se tivesse dividido meio a meio. Algo para ter em mente: diversos punhados de nozes, castanhas ou amendoins e um copo de vinho tinto podem adicionar mais de 600 calorias.

Sábado: não perca tempo

“Parte do desenvolvimento de hábitos saudáveis para a vida é uma adaptação”, diz Gary Foster, PhD, diretor do Centro de Investigação e Educação da Obesidade na Universidade Temple (Filadélfia, EUA). Se você sabe que seu dia será cheio de tarefas e atividades familiares, adie seus lanches e refeições, assim você não precisará correr para o drive-in ou fast food mais próximo. Antes de ir ao shopping, por exemplo, coloque na bolsa uma maçã ou uma barrinha de cereais.

Se a sua manhã está corrida por causa das atividades das crianças e tarefas da casa, porque não levar consigo um lanche para cada um? Aproveite para fazer um piquenique ou, se não tiver um local apropriado, vocês podem comer juntos, e saudavelmente, enquanto o carro estiver estacionado. “Faça o que for, não pule refeições”, diz Katherine Tallmadge, RD, autora do livro Diet Simple (Faça dieta de maneira simples, ainda sem tradução para o português) “Caso contrário, sua fome irá te dominar”, acrescenta.

Dica infalível: tente encaixar algumas atividades para queimar calorias durante o dia. Tire sua família da frente da TV e leve-os para uma caminhada na vizinhança, faça aulas de dança, cuide de um jardim. De repente isso até vire um novo ritual para o final de semana.

Domingo: seja mais ativa

“Ficar plantada no sofá a tarde toda assistindo um filme é sempre tentador, mas também uma receita para engordar”, diz Stephen. Ele explica que longos períodos de inatividade inspiram compulsividade por comida. E se o tédio é um desencadeador da comida em exagero, fique atenta: essas 222 calorias a mais que você tende a comer nos finais de semana podem levar a um ganho de 7 kg no período de um ano. Permita-se a ficar apenas duas horas assistindo TV (comida não é permitida) depois desse tempo, levante-se e encontre outras maneiras de aproveitar o dia. Faça aula de artesanatos, visite uma exposição de arte, vá ao museu, ou prepare algumas frutas frescas e vegetais para os lanchinhos da semana. Faça algo bom para si mesma!

Dica infalível: tenha tempo para relaxar durante a semana, se possível todos os dias. Desta maneira, você não estará exausta no final de semana. Levante-se alguns minutos mais cedo para poder ler o jornal e tomar seu café com calma. Vá ao cinema, ou alugue um filme. Desligue a TV meia hora mais cedo e leia um livro interessante. Não espere o final de semana chegar para dedicar um tempo só para você.

Reportagem de Sally Kuzemchak, RD, retirada da Revista Diane – The Curves Magazine, edição primavera/2009.

  • Ramon 14/11/2015 18:01

    Boa noite, Temos que ter determinação para conseguir realizar nossos planos. De outra forma fica difícil.

    Responder

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