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Nos últimos anos está cada vez mais comum ouvir falar em colesterol alto, tanto nos consultórios médicos como na mídia, nas publicidades e até mesmo em rodas de amigas. Mas o quanto nós realmente sabemos sobre essa doença?

Muitos sabem o básico – HDL é o colesterol bom e saudável e LDL é o colesterol ruim. Sendo assim, o objetivo é sempre o de aumentar o HDL e diminuir o LDL. A maioria das pessoas deve ter como objetivo para o LDL menos de 100mg/dL (2.6 mmol/L). As mulheres devem ter o HDL maior que 50mg/dL (1.2 mmol/L) e os homens melhor que 40 mg/dL (1mmol/L).

Por que esse assunto é tão destacado hoje em dia?

O colesterol é um contribuidor direto para doenças do coração que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são a principal causa de morte no mundo. Agora responda: você consegue pensar em algum sintoma desse problema de saúde? Você sabia que, normalmente, essa doença não gera nenhum tipo de sintoma? É isso mesmo. Um contribuidor direto para doenças do coração não tem sintomas.

Fique calma, temos boas notícias. Na maioria dos casos, mudanças no estilo de vida podem reduzir os níveis de colesterol e minimizar os efeitos de doenças cardiovasculares. Veja essas dicas para colocar a teoria em prática:

1- Pratique atividades físicas
Uma das melhores maneiras de aumentar seu HDL é praticar atividades físicas com regularidade. O mais recomendado é 30 minutos de exercícios moderados por, pelo menos, quatro dias da semana – mais um benefício de malhar na Curves.

2- Elimine a gordura saturada
A primeira mudança nos seus hábitos alimentares que você deve fazer para reduzir seu colesterol é cortar a gordura saturada. Sua alimentação não deve conter mais do que 10% desse tipo de gordura, o que corresponde a aproximadamente 20 gramas numa dieta regular. Aqui estão algumas dicas para cortar essa vilã da sua dieta:

– Escolha proteínas magras;
– Retire a gordura visível da carne;
– Escolha laticínios com pouca gordura;
– Troque a manteiga por azeite ou margarina livre de óleos parcialmente hidrogenados;
– Limite a ingestão de frituras.

3- Coma mais fibras
Ingerir mais alimentos naturalmente ricos em fibras irá ajudá-la a reduzir os níveis de gordura no sangue. Nós devemos ter como objetivo ingerir de 25 a 35 gramas de fibras por dia, mas a maioria dos adultos consome apenas 14. Existem maneiras muito fáceis de adicionar fibras à sua alimentação, como:

– Adicione feijão ás suas saladas;
– Adicione frutas ao mingau de aveia, farelo de aveia, frozen ou iogurte;
– Prefira os grãos integrais;
– Durante as refeições, prefira as nozes, vegetais e frutas.

4- Abuse da canela
Por último, a canela pode ser um poderoso aliado para a saúde de seu coração. Adicione uma colher de sopa às frutas, iogurtes ou chás. É uma delícia e sua saúde agradecerá!

Você sabe qual o nível do seu colesterol? Se a resposta é não, você deveria pedir um exame a um médico. É recomendável que adultos façam exames de sangue no mínimo, a cada cinco anos. Você só saberá se fizer o exame. Lembre-se: as suas escolhas de hoje poderão ajudar a prevenir doenças no futuro.

O site da Sociedade Brasileira de Cardiologia oferece vários testes para você saber como está a saúde do seu coração através da sua taxa de colesterol.

Texto de Nadia Rodman, diretora de nutrição da Curves Internacional, retirado da coluna Health Focus do Mycurves.com

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