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De todas as escolhas que você pode fazer para prevenir esta doença, manter-se em um peso saudável é a mais importante delas, depois de parar de fumar. Alimentar-se bem e praticar exercícios físicos regularmente também são essenciais para a prevenção.

Câncer. Este mero termo engloba mais de 100 doenças que afetam quase todas as partes do corpo humano. As estatísticas são alarmantes: 1 a cada 2 homens e 1 a cada 3 mulheres desenvolverão a doença em algum momento de suas vidas. Mas o que é maravilhoso é que mais de 60% de todos os tipos de câncer podem ser prevenidos com um estilo de vida saudável. Isso significa que as escolhas que fazemos terão mais influência sobre o desenvolvimento ou não de um câncer do que o fator genético.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Americano de Pesquisas sobre o Câncer, existem três estilos de vida que podemos escolher para ajudar a prevenir essa doença:

1- Ter um peso saudável
Das três escolhas que você pode fazer, manter um peso saudável é a mais importante para prevenir o câncer. Walter Willet, a frente do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), diz que “se você não fuma, a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir o câncer é manter seu peso sob controle”.

2-Ter uma dieta saudável
Lembra-se do Popeye? Ele é forte porque come espinafre frequentemente… Um alimento mágico o mantém forte. Mas nós, ao contrário deste personagem de desenho animado, temos uma enorme gama de grupos alimentares para nos ajudar a manter a força e prevenir o câncer. Esses são nossos próprios SUPER ALIMENTOS!

– Morango, framboesa e mirtilo (blueberry);
– Uvas e sucos feitos 100% de uva;
– Brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, acelga e couve;
– Espinafre, alface e mostarda;
– Tomates;
– Alho;
– Feijão;
– Grãos integrais;
– Chá.

3-Ter uma vida física ativa e regular
A atividade física não somente ajuda a manter um peso saudável como também aumenta o sistema imunológico e mantém o sistema digestivo saudável. Todos nós deveríamos praticar, ao menos, 30 minutos de exercícios físicos na maioria dos dias da semana. A rotina ideal seria malhar na Curves três vezes por semana e incluir outras atividades nos outros dias, como andar de bicicleta, caminhar e nadar. Mas lembre-se que qualquer pequeno esforço já vale. Utilize as escadas, passeie com o cachorro, estacione mais longe e vá andando.

O câncer não é uma doença deve que ser temida. Nós temos, sim, algum controle! Faça boas escolhas hoje para prevenir-se no futuro.

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